Anda di halaman 1dari 64

BRITAGEM

Britagem Primria
usualmente o primeiro estgio de fragmentao do minrio que vem da mina. Equipamentos robustos Alta capacidade Opera em circuito aberto Atualmente h quatro britadores para britagem primria:
Britador de mandbulas Britador giratrio Britador de impacto Britador de rolo dentado

Britagem Primria

Britador de Mandbulas

Britador de Mandbulas
Equipamento utilizado para blocos de elevadas dimenses, de elevada dureza e com grandes variaes de tamanho. Compe-se basicamente de uma mandbula fixa e uma mvel ligada ao eixo excntrico que fornece o movimento de aproximao e afastamento entre as mandbulas. O bloco alimentado na boca do britador vai descendo entre as mandbulas, enquanto recebe o impacto responsvel pela fragmentao.

Britador de Mandbulas
Elementos mecnicos ativos: Placa metlica mvel (mandbula mvel) movimento recessivo (aproxima-se e afasta-se); Placa metlica fixa (mandbula fixa). A distncia entre as duas mandbulas na extremidade superior do britador designada como "gape (alimentao). Superfcie retangular : designao comercial W x L (Ex.: 48 x 60).

Britador de Mandbulas

O fragmento de rocha ou minrio a ser britado introduzido no espao entre as duas mandbulas e, durante o movimento de aproximao, esmagado. Os fragmentos resultantes escoam para baixo, durante o movimento de afastamento, cada qual se deslocando at uma posio em que fique contido pelas mandbulas e seja novamente esmagado na aproximao seguinte da mandbula mvel.

Britador de Mandbulas

A mandbula mvel movimenta-se em torno de um eixo cntrico. O movimento gerado por um outro eixo, excntrico, que aciona uma biela. Esta biela est ligada a duas placas rgidas de metal, chamadas "abanadeiras".

Britador de Mandbulas

A abanadeira da direita tem sua extremidade direita fixa. A extremidade da esquerda sobe e desce com o movimento da biela, percorrendo um arco de crculo. A abanadeira da esquerda tem um movimento mais complexo: sua ponta direita sobe e desce e vai para a frente e retorna, transmitindo esses movimentos para a mandbula, qual est presa pela sua extremidade esquerda. Como a mandbula mvel est presa pelo eixo cntrico, o movimento que ela tem liberdade para fazer percorrer um arco de crculo, aproximando e afastando a sua extremidade inferior da mandbula fixa (abrindo e fechando).

Britador de Mandbulas

A abanadeira direita apoia-se num calo, de tamanho varivel, cujo efeito aumentar ou diminuir a distncia entre as extremidades inferiores das mandbulas - a "abertura" do britador. Os volantes tm a funo principal de armazenar energia cintica durante a operao do britador, que intermitente. Nos perodos sem alimentao o volante gira e acumula energia cintica, que ser dispendida no momento em que o britador for alimentado e tiver que quebrar as partculas entre as mandbulas. Desta forma o motor do equipamento aliviado.

Britador de Mandbulas
So classificados em dois tipos:
Britadores de um eixo: tipo Dodge

Britador de Mandbulas
So classificados em dois tipos:
Britadores de um eixo: tipo Dodge Britadores de dois eixos: tipo Blake

Britadores de Mandbulas
Caractersticas:
Gape (=boca): a superfcie retangular por onde penetra a alimentao no britador
Largura (W) X comprimento (L)

Descarga: a superfcie retangular por onde saem as partculas britadas OBS.: A maior partcula admissvel em um britador aquela cuja espessura menor que o GAPE. A espessura da partcula no deve ser superior a 85% do GAPE.

Britadores de Mandbulas
Tipo de Mandbulas:
Quanto forma:
Plana Curva

Quanto superfcie:
Ondulada Dentada

OBS.: A aplicao de acordo com o tipo do material. As mandbulas so revestidas e os revestimentos so trocados quando desgastados.

Britadores de Mandbulas

Britadores de Mandbulas
Vantagens:
alta eficincia mecnica (95% da potncia do motor utilizada para triturao e 5% para movimentao da mandbula) menores custos alta capacidade alta confiabilidade operacional longo tempo operacional e durabilidade ampla variedade de aplicaes fcil reposio das partes desgastadas poucos requerimentos de manuteno

Britadores de Mandbulas

Britadores de Mandbulas

Britadores de Mandbulas

Britadores de Mandbulas

Britadores de Mandbulas

Britador Giratrio
o equipamento de britagem primria utilizado quando existe uma grande quantidade de material a ser fragmentado. Vantagens:
Maiores aberturas de entrada para mesma abertura de sada; Maiores capacidades para a mesma abertura de sada, o que o faz preferido em instalaes de grande porte; Dispensa o uso de alimentador, podendo trabalhar afogado com basculamento direto de caminhes; Tem baixo custo operacional e grande seo de alimentao.

Britador Giratrio
Modo de operao
o material triturado por compresso o elemento rotor gira ao ser puxado por uma excntrica, contra uma carcaa afunilada e imvel o material passa por entre essas peas, sendo triturado progressivamente at atingir um tamanho suficientemente pequeno para sair pelo fundo do britador um pisto hidrulico, localizado na parte inferior da mquina, permite o ajuste do espao existente entre o elemento rotor e a carcaa um sistema automtico pode aumentar o espao entre o elemento rotor e a carcaa temporariamente, evitando sobrecargas

Britador Giratrio

Britador Giratrio

Britador Giratrio

Britador Giratrio

Britador Giratrio

Britador de Impacto

Britador de Impacto
A ao mecnica o impacto dos martelos ou barras de impacto sobre as partculas e a transformao de sua energia cintica em fratura. A carcaa projetada especialmente de forma a fragmentar as partculas impactadas contra a mesma. A descarga livre e a cmara grande, para permitir a movimentao das partculas e passagem de blocos de grandes dimenses.

Britador de Impacto

Britador de Impacto

Britador de Impacto

Britador de Impacto

Britador de Impacto

Britagem Secundria
Engloba as operaes de britagem subsequentes a britagem primria; Pode ser desmembrada em dois estgios (britagem secundria e terciria); Britadores (rebritadores) atualmente utilizados:
Britador de Mandbulas Britador Giratrio Britador de Impacto Britador de Cone Britador de Rolos Lisos

Britador de Cone
o mais usado para britagem secundria e terciria. Diferenciam basicamente do giratrio por possurem um eixo manto mais curto e o cone apresentar um vrtice para cima. O princpio de britagem tambm por compresso, o que basicamente determina o desempenho desses britadores o perfil da cmara de britagem. A superfcie do cone praticamente paralela superfcie da cmara e apresenta uma extenso relativamente grande, para garantir um tempo longo de reteno das partculas nessa regio.

Britador de Cone
Contrariamente ao que ocorre no britador giratrio, no cnico, o manto e o cone apresentam longas superfcies paralelas, para garantir um tempo longo de reteno das partculas nessa regio. No britador giratrio a descarga se d pela ao da gravidade, enquanto que no cnico, a descarga condicionada ao movimento do cone.
O movimento vertical do cone, para cima e para baixo, controla a abertura de sada, para tal, utilizam-se dispositivos hidrulicos.

Britador de Cone

Hidrocone
o principal tipo de britador cnico Eixo suspenso por um dispositivo hidrulico pelo qual se pode regular o afastamento do cone e relao bacia. A ponta inferior do eixo funciona como o mbolo de um pisto hidrulico. H comunicao deste sistema hidrulico com a vlvula de segurana que permite a descida do cone em caso de passar pela cmara de britagem material estranho ao processo (sucata).

Hidrocone

Hidrocone

Britador de Rolos
Britador de rolos duplos Britador de rolos qudruplos Britador de rolos dentados Britador de um rolo Britador de rolo liso

Britador de Rolos
The Crusher Roller Caractersticas:
operao estvel fcil manuteno baixo custo tamanho de sada ajustvel Processamento de materiais frgeis de cimento Metalurgia Qumica Indstrias do carvo

Aplicaes: (materiais de baixa a mdia dureza)

Britador de Rolos
So Britadores de Britagem Primria ou Britagem Secundria. Consistem basicamente de um rolo dentado mvel e uma carcaa fixa o movimento giratrio do rolo provoca a compresso e cisalhamento do material entre os dentes e a placa fixada cmara. Ou de pares de rolos lisos o movimento giratrio do rolo provoca a compresso e cisalhamento do material entre os dois rolos lisos, girando em sentido complementar.

Britador de Rolos
Princpio de Britagem:
Compresso e cisalhamento

Funcionamento:
As matrias-primas caem entre os rolos (ou no rolo, no caso de britador dentado) que podem ser dentados, rugosos ou lisos, depois de triturados, os produtos finais saem por baixo do Britador. Quando os materiais so muito duros, o rolo empurrado automaticamente sob o efeito de mola ou de presso hidrulica, o que amplia a distncia entre os rolos de modo a evitar danos mquina. O afastamento entre os dois rolos pode ser ajustado para alterar o tamanho dos produtos finais.

Britador de Rolos
A relao de reduo desses britadores varia em funo da abertura entre os rolos e o tipo de revestimento usado, porm muito pequena, chegando a uma taxa de reduo mxima de 4:1.
Ex.: Uma partcula de 2 pode ser reduzida ao mximo de .

A sua utilizao na indstria de minerao tem diminudo significativamente devido sua incapacidade de produzir grandes quantidades de sada. Em aplicaes de minerao, o Britador de rolos no corresponde ao Britador de cone, quando se considera o volume dos custos de produo e manuteno. O maior tamanho da partcula do material inserido no deve ser superior a quatro vezes a dimenso do fosso.

Britador de Rolos
Como a abertura de sada a distncia entre os rolos, permanecendo constante durante o funcionamento do equipamento, a granulometria do produto bastante uniforme, com uma produo baixa de superfinos. O maior tamanho de partculas que fragmentado (alimentao) funo:
do dimetro dos rolos do coeficiente de atrito entre a partcula e o rolo da distncia entre as superfcies no ponto mais fechado

Para obteno de graus de reduo menores, so necessrios tolos de grande dimetro. Isto, aliado ao fato de que tm capacidades muito baixas, faz com que os britadores de rolos sejam pouco aplicados.

Britador de Rolos

Britador de Rolos

Britador de Rolos
Britador de um rolo:
o material triturado por compresso, impacto e cisalhamento corpo de triturao: rolo rotacional e uma placa localizada no lado oposto dependendo do tamanho final desejado, uma rosca que pode mover a placa, ajustando a distncia entre a base da placa e o rolo os componentes retrteis proporcionam a tenso inicial para que ocorra a triturao e protegem a mquina contra sobrecargas

Britador de Rolos
Britador de dois rolos:
o material triturado por compresso e cisalhamento os rolos de triturao so rotacionados individualmente em sentidos opostos por meio de motores eltricos e correia o dimetro e a velocidade dos rolos e a forma dos dentes so selecionados de acordo com o material de alimentao e o tamanho final desejado

Britador de Rolos
Britador de dois rolos:
o espao entre os rolos pode ser ajustado mecnica, hidrulica ou eletromecanicamente. rolos retrteis instantneos protegem a mquina contra sobrecargas.

Britador de Rolos
Britador de quatro rolos:
utilizado como britador primrio ou secundrio em processos que requerem pedaos muito pequenos e um baixo contedo de poeira

Britador de Rolos
Britador de quatro rolos:
o material triturado por compresso e cisalhamento os rolos de triturao so rotacionados individualmente ou em pares, em sentidos opostos, por motores eltricos e correias o material passa por 2 etapas de triturao todos os rolos participam de um sistema integrado para evitar sobrecargas os ajustes da velocidade e do dimetro dos rolos proporcionam um desgaste mnimo os espaos entre os rolos da primeira e da segunda etapas de triturao so ajustados independentemente

Britagem Terciria
Em geral, o ltimos estgio de britagem. Existem plantas com mais de trs estgios, sendo que este fato est ligado s caractersticas de fragmentao do material ou granulometria do produto final. Equipamento:
BRITADORES CNICOS

Britagem Terciria
Granulometria mxima do produto obtido: entre 25 a 3mm Razo de reduo: 4:1 ou 6:1 Os equipamentos desta etapa exigem um maior controle de operao, geralmente trabalhando em circuito fechado

Britagem Terciria
O emprego dos britadores cnicos como secundrios, tercirios ou quaternrios dependente do tipo de revestimento, conforme mostrado nas figuras abaixo:

Eficincia do Britador
Expressa a avaliao do desempenho da operao do britador em relao fragmentao ideal desejada, ou seja, o produto do britador em funo do percentual da massa recirculada.

P E x100 V
Onde, E = eficincia do britador P = passante na malha da peneira (t/h) V = vazo do britador (t/h)

Eficincia do Britador
Quando a quantidade de produto passante na malha da peneira igual quantidade de produto que sai do britador , em uma mesma unidade de tempo (ex.: uma hora), a eficincia do britador ser de 100%. No entanto, esta condio ideal, no sendo refletida na prtica.
Exemplo:
Calcule a eficincia de um britador com vazo de 1000 t/h, cujo passante na peneira seja da ordem de 750 t/h.

Circuitos de Britagem
Entre um estgio de britagem e outro deve ser realizada uma operao de classificao, que normalmente feita atravs de peneiras.
No existe um circuito padro para qualquer tipo de minrio. A operao de britagem feita dentro dos estgios convenientes para cada planta. Conforme a disposio das peneiras e britadores os circuitos so denominados abertos ou fechados.

Circuitos de Britagem

Circuitos de Britagem

Anda mungkin juga menyukai