Anda di halaman 1dari 82

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

Oficina - CIBERCULTURA

Cibercultura
O termo est recheado de sentidos mas podemos compreender a cibercultura como a forma sociocultural que surge da relao simbitica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrnica que surgiram com a convergncia das telecomunicaes e com a informtica na dcada de 70.

Vivendo o Presente
Cibercultura o que se vive hoje. Home banking, cartes inteligentes, voto eletrnico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscries via internet, etc. provam que a ela est presente na vida cotidiana de cada indivduo. "No existe mais volta. Antes uma novidade, a Internet est transformando como vivemos, pensamos, falamos, amamos, estudamos, fazemos dinheiro, visitamos o mdico e elegemos o presidente. No estamos mais falando sobre o futuro - isto est acontecendo aqui e agora."

Questes Polticas
Cmeras de vdeo-vigilncia, spams, monitorao de acesso a sites, invaso de privacidade, bancos de dados com informaes personalizadas, violao de direito de autor, entre outras, tudo isso no o quadro de um filme de fico cientfica, mas o estado atual da Cibercultura no quotidiano.

Nem tudo Positivo

Ciberespao
Pode-se dizer que o ciberespao o advento das comunicaes em massa, o espao aberto a opinies diversas, a democratizao da expresso de idias. tambm uma forma eficaz de integrao e construo do saber, o compartilhamento de memria que permite aumentar o potencial da inteligncia coletiva.

Internet
A Internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhes de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e servios, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos.

Protocolos
Assim como temos nossas regras sociais de comunicao (por exemplo, em uma palestra somente uma pessoa fala; em uma assemblia, so vrias as pessoas que falam e, mesmo assim, uma pessoa fala por vez), tambm os computadores precisam de algumas regras para trocar informaes. No caso da Internet, essas regras bsicas esto reunidas no conjunto de protocolos chamados TCP/IP.

TCP/IP
O TCP/IP um conjunto de protocolos de comunicao entre computadores em rede (tambm chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso) e o IP (Internet Protocol Protocolo de Interconexo).

HTTP
HTTP significa HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto. O HTTP o protocolo usado para a transmisso de dados no sistema World-Wide Web. Cada vez que voc aciona um link, seu browser realiza uma comunicao com um servidor da Web atravs deste protocolo.

WWW
A World Wide Web (que em portugus significa, "Rede de alcance mundial"; tambm conhecida como Web e WWW) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet.

Rede de Computadores
Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus servios, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. A Wide Area Network (WAN), Rede de rea alargada ou Rede de longa distncia, tambm conhecida como Rede geograficamente distribuda, uma rede de computadores que abrange uma grande rea geogrfica, com freqncia um pas ou continente.

Transmisso de Dados
A transmisso de dados comumente classificada em dois modos: Analgico Digital Os dispositivos que usam o modo analgico transformam movimentos ou condio de um evento natural em sinal eltrico ou mecnico que seja similar. A transmisso digital de dados representa um valor "instantneo" de uma situao e no representa um movimento contnuo. No tem faixa muito ampla e no refletem atividade constante.

HTML
HTML significa HyperText Markup Language Linguagem de Marcao de Hipertexto. No possvel programar em linguagem HTML, pois ela simplesmente uma linguagem de marcao: ela serve para indicarmos formataes para textos, inserir imagens e ligaes de hipertexto. Os browsers so os responsveis por identificar as marcaes em HTML e apresentar os documentos conforme o que foi especificado por essas marcaes.

Tipos de Conexes
Os requisitos para a conexo fsica de seu computador Internet variam de acordo com o tipo de conexo desejada.

Acesso Discado
O tipo de acesso mais simples chamado de acesso discado ou dial-up. Neste tipo de acesso voc disca para um nmero de telefone do seu provedor de acesso e conecta-se ao computador do outro lado da linha. Ele requer, alm de uma linha telefnica, um computador tipo PC um modem (interno ou externo) e um software de comunicao. Como neste tipo de conexo a linha telefnica geralmente compartilhada com chamadas normais de voz, recomenda-se o uso de modems velozes, a fim de reduzir o tempo de ocupao da linha.

ADSL
Linha Digital Assimtrica para Assinante ADSL uma tecnologia que permite transferncia digital de dados em alta velocidade por meio de linha telefnica de cobre comum, com pares tranados. O sistema divide sua linha em duas, uma para telefone, e outra para dados.

Via Rede Eltrica


Para ligar um micro na Internet, vai ser necessrio somente uma tomada. A transmisso de dados via rede eltrica conhecida pelo jargo PLC, de Powerline Communications, se baseia em tecnologia dos anos 30. O truque transmitir sinais de freqncias diferentes pelo mesmo fio. A diferena que, enquanto a eletricidade caminha na freqncia de 60 hertz (ciclos por segundo), os dados voam na faixa de 5 a 30 megahertz (milhes de ciclos por segundo).

Via Rdio
Um sistema de acesso rpido, sem fio, utilizada principalmente entre prdios que apresentam linha de visada, e esto at a 16 km. de distncia. Permite ligao contnua, em vrias velocidades, atingindo at 10 MegaBits / segundo.

Via Satlite
No Brasil, a nica conexo por satlite disponvel para usurios domsticos (apesar dos altos custos, a nica opo em muitos locais por esse imenso Brasil) a StarOne , um servio da Embratel.

Tcnologia 3G
A tcnologia 3G permite que a telefonia mvel de longo alcance evolua para incorporar redes de acesso internet em alta velocidade, utilizando um modem 3G, e Vdeo-telefonia.

URL
O sistema de endereamento da Web baseado em uma sintaxe chamada URI (Universal Resource Identifier - Identificador Universal de Recursos). Os endereos que utilizamos atualmente so os URLs, que seguem essa sintaxe. URL significa Uniform Resource Locator - Localizador Uniforme de Recursos. Um exemplo de URL : http://www.espro.org.br Atravs de URLs tambm acionamos programas (scripts), enviamos parmetros para esses programas, etc.

Formato de um domnio
Na Internet cada pgina tem um endereo prprio. Esses endereos so chamados de domnios. Como exemplo, utilizamos o endereo abaixo, descrevendo-o detalhadamente. http://www.espro.gov.br http:// - sigla que indica um protocolo de transmisso na www www - indica que estamos na Web espro - nome do site gov - tipo do site (com comercial, gov governamental, etc) br pas de origem do site (br Brasil, ar Argentina, ru Rssia, etc)

Tipos de Sites
De forma geral, pode-se dividir os sites quanto ao contedo da seguinte forma: Institucionais: servem como ponto de contato entre uma instituio e seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). No caso de instituies comerciais, so usados geralmente para comrcio eletrnico, recrutamento de funcionrios etc. No caso de instituies sem fins lucrativos, servem principalmente para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. o tipo de site mais comum na Internet. Podem ainda ser sites pessoais, geralmente mantidos por profissionais liberais.

Tipos de Sites
Miditicos: so sites informativos com atualizaes freqentes e peridicas. Nem sempre o contedo baseado em texto puro, podendo conter variados elementos multimdia. Nesta categoria tambm se incluem sites no necessariamente vinculados informao, como sites de entretenimento e sites de contedo adulto. Podem ser de cinco tipos:

Tipos de Sites
1.
2.

3.

4. 5.

Noticirios: so sites de jornais, revistas e agncias de notcia, com contedo constantemente atualizado. Alguns exemplos so os jornais online mantidos pela Folha de S. Paulo ou pelo Globo. Blogues: em geral so mantidos por apenas uma pessoa, com ou sem colaboradores, cujo contedo pode incluir dissertaes, poesias, relatos pessoais, comentrios sobre assuntos diversos etc. Flogs: semelhante aos blogs, mas com fotos em vez de texto. Na maioria das vezes so produzidos como forma de entretenimento por jovens ou modelos fotogrficos, ou usados para divulgar trabalhos de artes plsticas, como fotografia e pintura. Podcasts: distribuem contedo de udio, funcionando de maneira semelhante a estaes de rdio. Vlogs: distribuem contedo de vdeo, funcionando de maneira similar a emissoras de TV.

Tipos de Sites
Aplicativos: so sites interativos cujo contedo consiste de ferramentas de automatizao, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicaes de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrnicas, editores de imagem, softwares de correio eletrnico, agendas, etc. Bancos de dados: servem para catalogar registros e efetuar buscas, podendo incluir udio, vdeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Podem ser de dois tipos: Estticos: as entradas so realizadas em via nica, disponveis apenas para consulta. Dinmicos: as entradas so realizadas em via dupla, tanto para consulta quanto para edio. Nessa categoria se enquadram os wikis.

Tipos de Sites
Comunitrios: so os sites que servem para a comunicao de usurios com outros usurios da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fruns e sites de relacionamento. Portais: servem para congregar contedos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos servios da Internet num mesmo local. E quanto forma de acesso, podem ser classificados como: Abertos: podem ser acessados livremente, por qualquer usurio. Restritos: s podem ser acessados mediante o pagamento de uma assinatura ao mantenedor. Originalmente composto quase sempre por sites de contedo pornogrfico, tambm incluem hoje em dia sites jornalsticos, revistas virtuais e servios de consultoria.

Tipos de Sites
Por cadastro: podem ser acessados por qualquer usurio, mas necessitam do preenchimento de um cadastro gratuito para acessar o contedo. o caso de quase todos os sites de aplicativos. Fechados: s podem ser acessado por algumas pessoas devidamente autorizadas pelo proprietrio do site e no permitem cadastro por qualquer pessoa. Mistos: so os sites com partes de contedo cuja modalidade acesso pode variar - com reas abertas e outras fechadas, etc.

Dicionrio da Internet
Exemplos:
http://www.estadao.com.br/tvdigital/glossariob.shtm http://dicionariodainternet.com.br/cgi-bin/wiki.pl?action=index http://www.henry.eti.br/pagina.php?IdPagina=272 http://codigofonte.uol.com.br/artigo/diversos/dicionario-da-internet http://tumitus.com/glossario.php#L http://www.suapesquisa.com/dicionario/ http://www.aisa.com.br/diciona.html http://dicio.net/ http://www.navegueprotegido.com.br/glossario.asp http://www.blogbrasil.com.br/dicionario-gratis-na-internet/

E-mail
E-mail (correio eletrnico) um mtodo que permite compor, enviar e receber mensagens atravs de sistemas eletrnicos de comunicao.

MSN Messenger
MSN Messenger um programa da mensagens instantneas criado pela Microsoft Corporation. O servio nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um servio que permitia falar com uma pessoa atravs de conversas instantneas pela Internet. O programa permite que um usurio da Internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Ele foi fundido com o Windows Messenger e originou o Windows Live Messenger.

VOIP
Voz sobre IP, tambm chamado Voip, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga o roteamento de conversao humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmisso de voz mais um dos servios suportados pela rede de dados.

E-Commerce
Comrcio eletrnico (portugus brasileiro) ou comrcio electrnico (portugus europeu) ou e-commerce, ou ainda comrcio virtual, um tipo de transao comercial feita especialmente atravs de um equipamento eletrnico, como, por exemplo, um computador.

Educao a Distncia
Educao a distncia (EaD, tambm chamada de teleducao) a modalidade de ensino que permite que o aprendiz no esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite tambm que faa seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito tambm separao temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.

Rede Social
Rede Social uma das formas de representao dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mtuos. A rede responsvel pelo compartilhamento de idias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e tambm valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discusso composto por indivduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais esto hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma acelerao e ampla maneira das idias serem divulgadas e da absoro de novos elementos em busca de algo em comum.

O Orkut uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar os usurios a encontrar novos amigos e manter as amizades j existentes. Seu nome originado no projetista chefe, Orkut Bykkokten, engenheiro turco do Google.

Como Funciona?
Os usurios cadastrados no orkut registram um perfil que contm desde informaes bsicas de acesso (obrigatrias) como informaes secundrias (opcionais). Cada usurio no orkut tem um perfil prprio que dividido em trs partes: Social: Perfil social ou geral. O usurio pode falar um pouco de si mesmo, de caractersticas como gostos, livros preferidos, msicas, programas de TV, filmes, etc. Profissional: Seleo da atividade profissional com informaes sobre seu grau de instruo e carreira. Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivduo de forma a facilitar as relaes interpessoais. Apresenta informaes fsicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo at mesmo namorar/casar.

Recursos
Os usurios podem, por exemplo, inserir: fotos, vdeos, enviar depoimentos outros usurios, enviar Scraps e Mensagens (O termo scrap se refere a recados que outros usurios deixam no perfil de outro usurio), bate-papo, fazer parte de comunidades (criadas pelos prprios usurios para caracterizar sua personalidade), etc....

Problemas Relacionados

Facebook um website de relacionamento social lanado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg (hoje com 26 anos), um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adeso ao Facebook era restrita apenas aos estudantes do Harvard College. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar tambm estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usurios com 13 anos de idade ou mais podem ingressar[1]. Os usurios podem se juntar em uma ou mais redes, como um colgio, um local de trabalho ou uma regio geogrfica.

Funcionamento
O site gratuito para os usurios e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de $1,5 milhes por semana em abril de 2006, segundo rumores). Usurios criam perfis que contm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e pblicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualizao de dados detalhados dos membros restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.

MySpace
MySpace um servio de rede social e foi criada em 2003. a maior rede social dos Estados Unidos. MySpace um site onde pode-se hospedar msicas no formato MP3.

Use com Responsabilidade

Blogs
Um blog (contrao do termo "Web log"), tambm chamado de blogue em Portugal, um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes so, em geral, organizados de forma cronolgica inversa, tendo como foco a temtica proposta do blog, podendo ser escritos por um nmero varivel de pessoas, de acordo com a poltica do blog.

Blogs
Muitos blogs fornecem comentrios ou notcias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como dirios online. Um blog tpico combina texto, imagens e links para outros blogs, pginas da web e mdias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentrios de forma a interagir com o autor e outros leitores uma parte importante de muitos blogs.

Variaes de Blogs
Derivado do blog, o fotoblog (fotolog ou flog) tambm uma ferramenta muito importante para a divulgao de idias. Nesse caso, no formato de fotografias. Dentro de um fotoblog, possvel postar fotos todos os dias e contar com um sistema de comentrios para saber a opinio dos seus visitantes sobre aquela imagem. Alis, em muitos casos, essa opinio que motiva os autores a criar imagens cada vez mais interessantes, tornando assim o fotoblog uma enorme forma de interao interpessoal.

Variaes de Blogs
Existem tambm os blogs de atualizaes breves, chamados microblogs, geralmente com um limite mximo de 200 caracteres. O leitor escolhe quais usurios de cada microblog gostaria de acompanhar e "assinar esse contedo", assim como pode submeter seu contedo leitura de todos ou somente de quem o interessa que tenha acesso. Os microblogs podem ser atulizados no s pela web, mas tambm via sms, instant messengers (mensageiros insntantneos) e at arquivos em mp3. Geralmente so muito utilizados para a troca de links interessantes, sobre os mais variados temas.

Como criar um Blog?


O Google, evidentemente, um dos que esto nesse jogo e oferece um servio gratuito de publicao de blogs. Na verdade, ele o adquiriu h um tempo, no foi criado por ele. O Blogger, que tem verso em portugus, foi um dos pioneiros do mercado, se no o pioneiro.

Twitter
um sistema de microblogging que possui a pergunta: O que voc est fazendo e uma caixa de texto limitada a 140 caracteres. Tal como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem em cinza que pode ser definida por voc.

Twitter
O Twitter uma cpia da mensagem em cinza, ele permite que voc coloque mensagens extremamente curtas, as quais sero enviadas para todos seus seguidores. Parece bobo, mas SUPER LEGAL, pois voc fica atualizado no que o seu amigo est fazendo, o que ele est lendo e o que ele pretende fazer.

Primeiro voc precisa se cadastrar.

Como Usar?
Agora que voc criou sua conta, s comear a "Twittar" respondendo a famosa pergunta: "What are you doing" que pode ser traduzida como: 1. O que voc est fazendo ou; 2. Algo que voc est vendo ou; 3. Algo que voc quer fazer ou; 4. Algo que voc quer que os outros vejam. O Twitter tambm social, ou seja, voc tambm pode guardar seus amigos, tornando-se assim um follower (seguidor).

Copiar e Colar
A facilidade do acesso informao e a rapidez na pesquisa tornaram os sites de busca um recurso muito utilizado dentro e fora da sala de aula. A Internet , sem dvida alguma, uma fonte interminvel de informaes.

Responsabilidade
Muitos professores pedem pesquisas e os estudantes apenas selecionam o material sobre um determinado tema e finalizam o trabalho colando o texto no Word. Muitas vezes no lem o material escolhido e nem se preocupam com a veracidade da informao obtida. H a idia de que tudo que est depositado na Internet e o Google confivel.

Os Professores esto Preparados


Existem algumas ferramentas onde pode-se pesquisar se houve Ctrl+C e Ctrl+V. Exemplo:
Viper ferramenta que vasculha o vasto mundo da Internet procura de palavraschave que sejam coincidentes com os textos apresentados como amostra.

Problemas Causados por esta Prtica


Isso representa, na verdade, um ilcito civil, ou em linguagem comum, no chega a ser um crime, mas uma infrao Lei de Direitos Autorais. Afinal, a lei de 1998 determina que a internet, exatamente como os outros meios de comunicao, deve ser regida pelas normas que tratam da propriedade, porque o direito autoral entendido como uma propriedade intelectual.

A Lei
De acordo com a mesma legislao, a simples fotocpia de um livro (algo que avance a barreira dos trechos curtos para uso particular, cenrio previsto no texto jurdico) ou a passagem de uma msica de um CD para um tocador porttil MP3 Player, ou IPod configuram o mesmo ilcito civil. O mesmo raciocnio vale para colocar imagens em trabalhos escolares sem prvia autorizao do autor, ou o uso de msicas em secretrias eletrnicas de celulares e telefones fixos.

A Lei
Ou seja, a reproduo sem o consentimento do autor, ou a veiculao mesmo que em fruns ntimos, so considerados infraes. LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998

Anda mungkin juga menyukai